Bom, a quarentena tinha começado e junto veio o tedio. Ai pensei, porque não fazer um jogo no meu game engine favorito ,Unity. E bom aqui ficou o resultado do jogo caso voce queira dar uma olhada Space Platform. Mas em fim, não estou aqui para falar sobre o resultado final do jogo e sim como foi a minha experiência na criação dele.
E o que achei mais interessante foi na hora de programação foi que quanto mais complexo ficava o jogo, mais bagunçado ficava o código, igual ao meu quarto durante as ferias. Por exemplo, quando o personagem se machucar por algum meio no jogo ele deve subtrair uma vida do total que ele tem. Implementando esta logica no jogo, cada vez que o jogador se machucava ele deveria informar ao componente que é responsável de mostrar a vida e também a todos os objetos que precisavam saber. Como o Game Manager( Gerente do jogo), sistema de respawn , UI Manager e entre outros componentes.
public class Player : MonoBehaviour
{
int vida = 100;
public void Dano(int dano){
vida -= dano;
UIManager.instance.BaraVida(vida);
if(health < 0)
GameManager.instance.GameOver();
else
Respawn();
}
}
Ai decidi fazer uma pequena pesquisa e descobri um padrão de programação chamado de Observer pattern onde basicamente o que ele faz é notificar a todos que estão escutando a um evento. Basicamente o que ele fala é: “Oh aconteceu este evento! Quem estiver escutando, notificar ele!”.
Implementando em codigo
Aqui criei uma ação chamado de OnPlayerMachucado onde tem parametro obrigatorio do tipo int. Porem quem tiver escutando este evento deve implementar uma função que tem como parametro do tipo int. Quando eu chamar este evento, devo primiero verificar si tem alguem escutando. Ou seja if(OnPlayerMachucado!=null)
public class Player : MonoBehaviour
{
public static Action<int> OnPlayerMachucado;
int vida = 100;
public void Dano(int dano){
if(OnPlayerMachucado!=null)
OnPlayerMachucado(vida);
}
}
Quando o script for habilitado, então começa a escutar. E quando for desabilitado, parar de escutar. Isto é feito usando o operador ‘+=’ para se inscrever ao metodo (lado direito) ao evento (lado esquero). E é uma boa pratica cancelar a subscrição usando o operador ‘-=’ uma vez que você terimou com o trabalho para evitar vazamentos de recursos.
public class UIManager : MonoBehaviour
{
public void OnEnable(){
Player.OnPlayerMachucado += Machucado;
}
public void OnDisable(){
Player.OnPlayerMachucado -= Machucado;
}
public void Machucado(int vida){
//Atualizar algum UI
Debug.log("Vida: " + vida);
}
}
public class GameManager : MonoBehaviour
{
public void OnEnable(){
Player.OnPlayerMachucado += Machucado;
}
public void OnDisable(){
Player.OnPlayerMachucado -= Machucado;
}
public void Machucado(int vida){
if(vida < 0)
GameOver();
}
public void GameOver(){
Debug.log("Game Over!");
}
}
Como podemos ver, este modelo de programação é uma maneira simples de deixar o cogido mais limpo e profissional. Podendo remover a responsabilidade do objeto de funções que ele normalmente não deveria realizar, para outros objetos que estão interesados no estado dele.